Translate

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Então é Natal! E sim, com a Simone

Disco com músicas natalinas foi lançado em 1995
De Curitiba

Já? Sim, já é Natal. Voou, eu sei, sabemos, mas não se preocupe que vai voar cada vez mais.

Bom, às vésperas do 25 de dezembro, aproveito para fazer uma defesa da cantora Simone e seus mais de 40 anos de carreira.

Foi desnecessariamente ofensiva a "campanha" que circulou pelas redes sociais na últimas semanas, contra a execução de "Então é Natal" na voz da intérprete baiana.

Uma absoluta falta de respeito contra uma artista que, repito, está há mais de 40 decênios na estrada.

Simone foi, com músicas como "Começar de novo", a intérprete de canções símbolos de um momento em que a mulher brasileira buscava espaço, reconhecimento e igualdade de direitos, na virada dos anos 70 para os 80.

Naquela época, Simone ajudou a colocar em evidência compositores como Sueli Costa e Ivan Lins, ao mesmo tempo em que gravava Milton Nascimento e Chico Buarque.

A "campanha" contra o "Então é Natal" reduziu Simone a uma simples cantora de jingle natalino, ignorando - porque omitiu ou não se preocupou em mostrar - a trajetória de uma profissional e artista que não é uma picareta, incompetente qualquer. 

Contribuiu, essa "politizada" e "bem humorada" "campanha", pra gente continuar assim, a desmerecer e desqualificar quem tá na lida na área cultural deste país. Depois que a pessoa morre, não adianta vir com homenagens demagogas.

Além disso, há, sim, no fundo, em muitos, uma síndrome de colonizados nessa ojeriza à versão em português de "Happy Christmas - War is Over" (de John Lennon). 

Sejamos francos: não está nem na voz nem na melodia a origem da oposição à atual versão da música. Se a versão tocada por aí fosse de qualquer banda ou cantor ou cantora pop de quinta, mas estrangeiros a tagarelar em inglês, não teríamos esses "ativistas" da vez tão empenhados.

Em tempo: Simone foi também jogadora de basquete, da geração que levou o Brasil ao vice-campeonato mundial em 1971. Formou-se na tradicional Faculdade de Educação Física de Santos (Fefis), todavia depois de parar de jogar preferiu a carreira artística, e não esportiva. Nasceu num 25 de dezembro, de 1949.

Um comentário:

  1. Concordo com vc! Campanhazinha ridícula de quinta categoria contra uma musica linda e muito bem interpretada pela Simone!!! Povo ridículo, brega e retardado!!!

    ResponderExcluir