Translate

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Pelo direito ao mar na Constituição

Só quem esperou tanto consegue traduzir a emoção de ver o oceano (foto: WAA)

De Curitiba

Na viagem de ônibus de Caracas para Manaus, uma família moradora de Maués, às margens do Rio Amazonas, “a dois dias, de barco” da capital amazonense, voltava de uma temporada de veraneio em Isla Margarita. Era a primeira vez que a filha, de 14 anos, via, ouvia e sentia o mar.

Fez-me lembrar de um post de quase dois anos atrás, neste mesmo Macuco, e de outro de há poucas semanas, no Socialista Morena (e que morena!, diga-se de passagem), da Cynara Menezes.

Cynara defende, e endosso, que o veraneio seja um direito de todo o cidadão, expresso na Constituição, inclusive.

Diante da alegria com que a garota descreveu a sensação que teve ao encontrar o mar (e olha que ela nasceu, se criou e vive à à beira do amazônico Amazonas), pensei na proposta da Cynara e, com meus botões, acrescentei: conhecer o mar, este também deve ser um direito, garantido pela Constituição, de todos os brasileiros.

Nós que moramos na costa ou próximos dela - ou se moramos longe temos possibilidades de ir à praia – por vezes não nos damos conta desse privilégio. Na imensidão do nosso território, há muita, mas muita gente mesmo distante do litoral – e, pior, sem condições de viajar até ele.

Ora, por que - se buscamos a igualdade de oportunidades - não estabelecemos como prerrogativa constitucional, e não criamos mecanismos para tanto, o direito a todo o cidadão ver o mar de perto pelo menos uma vez na vida?

Só quem esperou tanto essa experiência consegue descrever a felicidade que este simples descobrimento proporciona. E felicidade e conhecimento são ingredientes básicos para o desenvolvimento de um povo, não são?
  • Aqui, o post "Direito ao mar", deste Macuco
  • Aqui, "O direito ao veraneio", da Socialista Morena
  • E aqui matéria sobre crianças que foram a Santos nesta semana e, pela primeira vez, estiveram de frente para o oceano

Nenhum comentário:

Postar um comentário