Translate

domingo, 2 de dezembro de 2012

Balanço do Brasileirão 2012

Neymar e Arouca, imprescindíveis ao Peixe (foto: SFC)
De Curitiba

Com a última rodada do Brasileirão neste final de semana (já?!), termina a temporada 2012 do futebol brasileiro.

Para reflexão, um tema trazido à tona dias atrás pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, que questionou a quantidade de equipes rebaixadas da primeira para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

O argumento de Luxemburgo tem sentido: num torneio tão equilibrado, no qual em cada temporada pelo menos metade dos times entra com reais condições de ser campeão, não se faz justiça impor o descenso a 20% das equipes.

A solução, na avaliação deste blogueiro, não é diminuir o número de rebaixados, como sugere Luxemburgo. É aumentar o número de equipes tanto na série A como na série B.

Ora, seja em dimensões territoriais ou em quantidade de grandes e tradicionais clubes, o Brasil é incomparavelmente superior à Itália, Espanha, Inglaterra, França, Alemanha, Portugal. No entanto, temos aqui na primeira divisão o mesmo número de participantes dos campeonatos nacionais daqueles países.

Já escrevi sobre isso cinco anos atrás: do jeito que estava e está, o campeonato brasileiro de futebol reproduz a elitização e a exclusão às quais assistimos em diversos outros setores da vida nacional.

Considero como ideal, no mínimo, 24 times na série A e 24 na série B. Aí sim, haveria lógica em rebaixar quatro equipes.

Claro, se o calendário hoje já é espremido, incluir mais oito rodadas seria um desafio. Mas é possível, sim, apertando um pouquinho mais, deixar o Brasileirão com a amplitude que é a vocação deste Brasilzão.


Seleção do Brasileirão

Esta é a minha: Diego Cavalieri (Fluminense); Paulo Miranda (São Paulo), Leonardo Silva (Atlético/MG), Réver (Atlético/MG) e Carlinhos (Fluminense); Arouca (Santos), Paulinho (Corinthians), Zé Roberto (Grêmio) e Ronaldinho Gaúcho (Atlético/MG); Neymar (Santos) e Fred (Fluminense). Revelação: Bernard (Atlético/MG). Técnico: Alexandre Gallo (Náutico).

Sobre o Santos Futebol Clube

A temporada do centenário foi satisfatória. Garantimos o tri paulista, fomos campeões da Recopa Sul-Americana e, apesar de todos os desfalques durante o Brasileirão - nosso craque, Neymar, convocado para a seleção, atuou em menos da metade das partidas disputadas pelo Peixe - encerramos o nacional entre os dez primeiros. Para 2013, é preciso, prioritariamente, de um meia de ligação e um lateral-esquerdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário