Translate

domingo, 12 de agosto de 2012

SANTOS ELEIÇÕES 2012 | Entrevista | Luiz Xavier

Imposto maior para imóveis de luxo vazios
é uma das propostas do candidato do PSTU

Nesta entrevista ao Macuco Blog, o candidato Luiz Antônio Xavier, do PSTU, afirma ainda que, caso seja eleito, vai estatizar o transporte público e a limpeza urbana, serviços que hoje se constituíram numa “verdadeira máfia”,  nas palavras do prefeiturável. Luiz Xavier fala também de sua proposta para o turismo e da necessidade de “investimento massivo, treinamento adequado, modernização dos hospitais e equipamentos e valorização dos profissionais” na área de saúde. “Nosso programa se resume numa frase: 'Santos para os trabalhadores'”, reitera.

Macuco Blog | O senhor pretende rever os contratos entre a prefeitura e a Viação Piracicabana e a Terracom? O senhor re-estatizaria o transporte municipal e o serviço de limpeza urbana?
Luiz Antônio Xavier | Sem dúvida: vamos rever todos os contratos. O transporte público e o serviço de limpeza urbana são uma verdadeira “máfia”, cobram caro da população, ganham muito dinheiro e visam apenas o lucro. Enquanto os donos dessas empresas estão ficando milionários, os trabalhadores sofrem com as tarifas nas alturas. Para termos uma ideia, a preço da passagem de ônibus é R$ 2,90, umas das mais caras do país! E os ônibus não circulam mais que 5 quilômetros. É um verdadeiro “roubo”. Defendo a estatização do transporte municipal e do serviço de limpeza urbana.  Desse modo, podemos garantir tarifas justas e serviço de qualidade para o povo, inclusive com passe-livre para estudantes e desempregados. Os serviços essenciais, como transporte, limpeza, saúde e educação são um dever do Estado e direito do cidadão, não podem ser um “balcão de negócios”.  A Viação Piracicabana e a Terracom financiam as campanhas dos candidatos principais e, depois das eleições, cobram a fatura. É um jogo de cartas marcas. É preciso acabar com isso, a estatização é o caminho!  

Macuco Blog | Como, na sua avaliação, a Prefeitura pode agir para conter a especulação imobiliária e o processo de elitização dos espaços públicos da cidade?
Luiz Xavier |
Existem “duas cidades” em Santos. Uma é voltada aos ricos, essa cidade é bonita e tudo funciona bem. Mas há outra Santos: a dos pobres e trabalhadores. Nessa cidade os aluguéis são altíssimos, os hospitais públicos são de péssima qualidade, as passagens do ônibus são caras e a educação pública é ruim. Os trabalhadores (petroleiros, aposentados, operários, servidores, etc) e os jovens estão sendo expulsos de Santos, pois não conseguem pagar o “custo de vida” daqui. As injustiças sociais são imensas. Quero ser prefeito para combater essas injustiças: queremos Santos para os trabalhadores!    Há milhares de apartamentos vazios em Santos, mas estão destinados à especulação imobiliária. Defendemos um IPTU progressivo para os imóveis de luxo vazios, que são destinados à especulação. O dinheiro arrecadado deve ir para as moradias populares. Mas não é só. Além disso, é preciso desapropriar as grandes construtoras para investirmos massivamente moradia popular. Assim podemos acabar com os aluguéis que hoje são impagáveis e garantir que os trabalhadores continuem vivendo em Santos.   

Macuco Blog | Qual seria, na sua gestão, a função, o papel das estatais Prodesan e CET?
Luiz Xavier |
As empresas estatais são fundamentais. Nesse sentido, a Prodesan e a CET cumprem um papel decisivo. Contudo, é preciso administrá-las de forma democrática e eficiente. Para tanto, é necessário que conselhos populares e os trabalhadores dessas empresas possam determinar as prioridades e os objetivos da Prodesan e CET. Não podemos ter uma administração burocrática das estatais. O conhecimento técnico e a administração profissional, que são fundamentais, devem estar subordinados à vontade popular e os interesses da maioria do povo. Não basta ser estatal, tem que ser controlada pelos trabalhadores para servir aos interesses da maioria da população.

Macuco Blog | Por meio de que ações se baseariam a política de investimentos em Turismo, na sua gestão?
Luiz Xavier |
O turismo é uma fonte de recursos importante. É necessário aproveitá-lo de forma a beneficiar a maioria da população. Não é possível que o turismo beneficie somente os ricos e as grandes empresas. Nesse sentido, os investimentos em turismo devem estar vinculados aos interesses dos pequenos comerciantes, ambulantes, trabalhadores do comércio e autônomos. Além disso, não é possível a valorização apenas das áreas nobres, onde vivem as pessoas de maior poder aquisitivo. É preciso valorizar, sobretudo, as áreas onde vivem a população mais pobre. As áreas do porto e dos morros, por exemplo, devem ser recuperadas e valorizadas, isso ajudará tanto as famílias mais pobres como o turismo. 

Macuco Blog | Fique à vontade para fazer considerações outras que achar necessárias.
Luiz Xavier |
Gostaria de terminar falando da saúde, a principal preocupação dos santistas. Entendemos que a saúde é um direito de todos e todas, e deve ser pública, gratuita e de qualidade. Mas essa não é nossa realidade. A maior preocupação dos santistas, segundo pesquisa recente, é com a saúde. Não é por menos. A saúde está um caos, falta tudo: médicos, remédios, infraestrutura, etc. Em nosso governo saúde de qualidade vai ser um direito de todos. Isso significa: investimento massivo, treinamento adequado, modernização dos hospitais e equipamentos, valorização dos profissionais da saúde, etc. Nosso programa de governo se resume nessa frase: Santos para os trabalhadores! Queremos inverter as prioridades, é preciso governar para a maioria do povo – os trabalhadores, que constroem a riqueza da cidade, mas que não se beneficiam dela. Para isso, é preciso enfrentar os interesses dos ricos e das grandes empresas.

> Mais sobre o candidato em pstusantos.blogspot.com

LEIA TAMBÉM
NA PRÓXIMA TERÇA, DIA 14 | Entrevista com Telma de Souza, do PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário