Translate

terça-feira, 31 de julho de 2012

SANTOS ELEIÇÕES 2012 | Entrevista | Beto Mansur

__________________ 
Mansur não descarta transferir gestão
do Hospital dos Estivadores para uma 'OS'

O ex-prefeito Beto Mansur, do PP, busca ocupar pela terceira vez o Palácio José Bonifácio e, nesta entrevista ao Macuco Blog, promete implantar o bilhete único no transporte municipal de Santos, ampliar para mais vias as faixas exclusivas de circulação de ônibus e informatizar o sistema de semáforos da cidade. Na saúde, não desconsidera a possibilidade de transferir a gestão do Hospital dos Estivadores para uma Organização Social de Saúde (modalidade de instituição não-governamental com finalidade específica). Mansur ainda discorda da avaliação de que a especulação imobiliária em Santos tem causado um processo de elitização de espaços públicos no município.

Macuco Blog | Qual sua avaliação sobre o serviço prestado pela Viação Piracicabana? Implantar o bilhete único e mais faixas exclusivas está nos seus planos?
Beto Mansur | Vamos implantar o bilhete único e ampliar as faixas exclusivas de ônibus, tanto para uso de transporte metropolitano, quanto para o transporte municipal. É preciso aperfeiçoar as linhas que servem os Morros e a Zona Noroeste. Quanto à Piracicabana, quem gerencia os serviços é a Prefeitura. Ela que tem que ser cobrada pela qualidade. Quando fui prefeito [1997-2004], eu sempre exigi e tive bom serviço, com ônibus novos e tarifa dentro do possível. Hoje a tarifa é alta porque o Poder Público não subsidia o transporte coletivo.

Macuco Blog | Como, na sua avaliação, a Prefeitura pode agir para conter a especulação imobiliária e o processo de elitização dos espaços públicos da cidade?
Mansur |
Não acho que haja uma elitização do espaço público. A Lei de Uso e Ocupação do Solo fez o metro quadrado de todos os proprietários aumentar de valor, não só dos prédios novos. Engana-se quem acha que as construtoras geraram a especulação em Santos. O que aconteceu de verdade foi uma enorme geração de empregos na construção civil, tanto que hoje é muito difícil encontrar um profissional para fazer manutenção nos imóveis, porque essas pessoas estão todas empregadas na cidade.

Macuco Blog | Qual seria, na sua gestão, a função, o papel das estatais Prodesan e CET?
Mansur |
Durante meu governo, eu recuperei a Prodesan. O prédio hoje pertence ao município, mas quando assumi a Prefeitura, os governos do PT não pagaram a conta e o município quase perdeu o prédio, que nós tivemos que recuperar. É preciso manter essa empresa, que já traz no nome o progresso e o desenvolvimento da cidade. Já a CET eu que criei [nota do Macuco Blog: a CET foi criada em 1995, na gestão de David Capistrano Filho, do PT. Na gestão Mansur a CET teve regulamentada sua função de fiscalização quando da sanção, em 1997, do Código Nacional de Trânsito]. Como deputado federal, fui o primeiro relator do Código de Trânsito Brasileiro, quando instituímos a possibilidade das prefeituras terem a CET. Como prefeito, fui um dos primeiros a implantar e ela será mantida. Vamos procurar dar o melhor atendimento ao usuário, melhorando o sistema viário e informatizando os semáforos para dar fluidez ao trânsito.

Macuco Blog | Um desafio para o próximo prefeito(a) será fazer o Hospital dos Estivadores funcionar. Quais os seus planos para a unidade? Pretende transferir a gestão para OS/Oscip?
Mansur |
Como deputado federal, já liberei R$ 1 milhão para equipar toda a ala de maternidade do Hospital dos Estivadores. Precisamos montar, estruturar e oferecer o melhor atendimento para o munícipe. Não dá para definir isso sem saber exatamente a situação do hospital e como estão os investimentos, então precisamos primeiro ter a gestão do hospital para estudar as melhores possibilidades.

Nota do Macuco Blog - Como tem feito em todas as entrevistas, o Macuco Blog deixou uma quinta questão em aberto, para que o candidato fizesse as considerações que achasse necessárias. Mansur optou por não utilizar essa possibilidade.

> Mais sobre o candidato em www.betomansur.com.br

LEIA AINDA
MAIS
_________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário