Translate

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Desafios entre velhos conhecidos

Este final de semana promete emoções no futebol, mas vai ser de muita adrenalina também no melhor vôlei de planeta, o brasileiro.

No sábado, ocorre a final da Superliga, entre as mulheres. Osasco e Rio de Janeiro repetem pela quinta temporada consecutiva a luta pelo título.

No domingo, outro tradicional clássico, na disputa da Superliga masculina: Minas x Florianópolis, finalistas pela quarta vez, também consecutiva.

Alguns poréns, no entanto, a se lamentar: o horário, o local e a disputa pela taça em apenas uma partida.

O horário - 9h30 - é demasiado cedo. O local (Maracanãzinho) penaliza as torcidas mineira, catarinense e paulista, e favorece o time carioca. A final em jogo único não garante que seja campeão o melhor, de fato, da temporada.

-----------------

Lenta e gradual, mas 'tá valendo

Em doses homeopáticas, está certo, mas ao menos o Governo Lula aproveita o momento de crise para livrar o país de algumas heranças do neoliberalismo.

Uma delas a obsessão pelo superávit primário, aquele dinheiro que o governo deixa de investir na nação para gastar com pagamento de juros a especuladores.

Surpreendente, e até audaciosa, a decisão de baixar de 3,8% para 2,5% do PIB a meta de superávit anual.

A chiadeira das viúvas do neoliberalismo, bem amparadas pela mídia comercial, já começou, mas vai passar, vai passar...

--------------


Trens de horrores

As cenas de agentes da Supervia chicoteando cidadãos nos trens do Rio de Janeiro "chocaram o país", entoa o clichê global.

De fato, são de indignar, e mostram-se como mais uma evidência do desastre que foi a privataria da tsunami neoliberal dos governos dos Fernandos I (Collor) e II (Henrique Cardoso), na esfera federal, e de seus seguidores nas instâncias estaduais e municipais.

No Rio, a Supervia se apossou das catracas, mas melhorar o sistema que é bom nada.

Este blogueiro já atestou que em Porto Alegre, onde a rede ferroviária urbana é operada pela estatal federal Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), e em São Paulo, que tem a malha nas mãos da empresa pública estadual Companhia Paulistra de Trens Metropolitanos (CPTM), o conforto, a pontualidade, a segurança e a eficiência do transporte por trens são incomparavelmente superiores aos da capital fluminense.


Nenhum comentário:

Postar um comentário